top of page
aurobindo (1).jpg
A vida toda é Yoga

Aurobindo Akroyd Ghosh ou Ghose nasceu em Calcutá, 15 de agosto de 1872  mais tarde conhecido como Sri Aurobindo.

 

Foi filósofo, yogui, guru, poeta e nacionalista, indiano. Ele se juntou ao Movimento de independência da Índia dos domínios britânicos, e, durante algum tempo foi um dos seus líderes mais influentes. Em momento posterior, tornou-se um reformador espiritual, apresentando suas visões sobre o progresso humano e a evolução espiritual.

Sri Aurobindo desenvolveu um método de prática espiritual chamado YOGA INTEGRAL. O tema central de sua visão foi a evolução da vida humana em uma vida divina. Ele acreditava em uma percepção espiritual que não apenas liberava o homem, mas transformava sua natureza, permitindo uma vida divina na Terra. Em 1926, com a ajuda de seu colaborador espiritual, Mirra Alfassa (referido como "A Mãe"), ele fundou o Ashram Sri Aurobindo.


O Yoga Integral é a fusão atualizada dos tradicionais estilos de Yoga, como: Raja Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, Jñana Yoga e o Tantra Yoga. O objetivo é o desenvolvimento integral do ser humano, nos níveis pessoal, social, cultural ecológico, e o livre progredir, em vez de fixação de um método determinado: a proposta é que cada indivíduo encontre e desenvolva o seu movimento e o seu ritmo em sua prática cotidiana, para, assim, encontrar a equanimidade, a harmonização do existir, a partir dos aspectos naturais da sua própria essência. Mas o Yoga integral pretende também levá-lo além, tirar o seu Ser do auto-centramento e levá-lo à expansão da percepção do mundo e seus fenômenos. O indivíduo não existe sozinho, nele mesmo, mas em um meio e na coletividade, e a libertação individual, para o Yoga Integral, não é o sentido completo da realização humana. O sentido de nossa evolução está também na abertura para o outro, e no entendimento deste outro como parte de um todo do qual você é um pequeno pedaço. A verdadeira utilidade de nossa evolução seria, então, tendo realizado em nós mesmos esta expansão de consciência, reproduzi-la, multiplica-la e finalmente universalizá-la em comunhão com outros seres.
 
Neste caminho, se percorrido com entrega, a instância última, prevista e descrita em extensa bibliografia por Sri Aurobindo e a Mãe, é a consciência supramental, uma super-expansão da consciência que levará ao "renascimento" do indivíduo através do mesmo poder que criou o universo. A natureza original desta Supermente é a autoconsciência e a oniconsciência do infinito, do espírito e do eu-universal nas coisas. Tudo está interligado. Os indivíduos que alcançarem juntos esse estado poderão, então, iniciar uma novo paradigma de humanidade. Sri Aurobindo certa vez disse:


"Lembrem-se que vocês vivem um tempo excepcional em uma época única, e que têm essa grande felicidade, esse incalculável privilégio, de estarem presentes ao nascimento de um novo mundo".

bottom of page