Porquê precisamos relaxar?
Sempre no final da aula de yoga deitamos em Savasana (postura do cadáver) para relaxarmos.
Mas qual realmente é o sentido de relaxar no final da prática de yoga?
Deitar, fechar os olhos... Pronto! Só que não... rsrs
É muito mais que simplesmente relaxar, é restaurar. Etimologicamente a palavra restaurar vem do latim restaurare, “arrumar, reparar, consertar”, de RE- “de novo”, mais staurare, “estabelecer, colocar no lugar”, do grego staurós, “estaca, bastão”. Restaurar significa também estabelecer, equilibrar, “colocar no lugar”, limpar, revelar. O praticante se sente “renovado”.
Este é o sentido de Savasana (postura do cadáver), é como renascer da morte. Matar o inútil para que o novo tenha lugar. É a representação da vida. O praticante começa a aula com uma energia e termina com outra completamente diferente.
É indispensável relaxar após um dia de trabalho, de cuidados com a casa, os filhos, a família, o estresse do trânsito, procurar desligar por alguns minutos dos problemas pessoais e se dedicar um pouco a sua saúde física e mental.
Enquanto você relaxa na postura do Savasana (postura do cadáver), há a produção de neurotransmissores, tais como:
ENDORFINA – potente analgésico
SEROTONINA – regula o humor, o sono, o apetite, e o ritmo cardíaco.
MELATONINA – induz o sono.
Muitos são os efeitos terapêuticos da prática do relaxamento, são eles:
►Contra a fadiga física e mental.
►Neutraliza a ação corrosiva do ácido láctico.
►Cura transtornos causados pelo excesso de tensão.
►Desfaz as contrações crônicas musculares.
►Diminui a frequência cardíaca.
►Com isso, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, pressão alta, colesterol e o excesso de adrenalina no sangue.
►Reduz a ansiedade, a insônia, a agitação mental, o estresse.
►Acalma as ondas cerebrais, estimulando a produção de endorfina e hormônios como a serotonina e melatonina, que atuam no bem-estar e rejuvenescimento do corpo.
BKS Iyengar afirma que Savasana (postura do cadáver) é uma das posturas mais difíceis do yoga, pois necessita de entrega, é estar na fronteira entre a prática de asanas e da meditação porque é neste momento que você alcança um dos pilares do yoga – PRATYARARA – abstração dos sentidos.
No artigo “Os efeitos da terapia de relaxamento de curto prazo nos índices de variação da frequência cardíaca e pressão arterial em adultos jovens” da American Journal of Health Promotion, verificaram que a prática de curto prazo do relaxamento pode melhorar o equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo e promover a saúde cardiovascular, bem como a pressão arterial dos participantes. Esta é uma excelente comprovação e motivação para colocarmos no nosso dia-a-dia a prática do relaxamento consciente.
Veja o artigo no link abaixo